
Paris em 1 dia
Se você só tem 1 dia em Paris, comece seu dia cedo. Para começar a se ambientar com Paris, ande um pouco por perto do seu hotel e tome um café da manhã num típico café parisiense, em qualquer um, quase toda rua de Paris tem pelo menos uns 2 cafés. Um bom "croissant" ou um "pain au chocolat" (pão de massa folhada recheada com chocolate) são ótimas pedidas. Depois vá para o metrô ( veja como andar de metrô em Transporte) e siga para a estação Palais Royal - Musée du Louvre. O museu do Louvre abre às 9h, e é bom que você seja o primeiro da fila para não perder tempo. No Louvre você não pode deixar de visitar as 3 damas: Monalisa, Vênus de Milo e a Victoire de Samothrace. Se prepare pois sua vida nunca mais será a mesma depois que seus olhos cruzarem o olhar da Monalisa! Brincadeira...
Separe umas 2 horas para visitar as obras que achar mais interessantes. Existem mapas no Louvre com a localização das principais obras, então é bom planejar um roteiro para não se perder e perder tempo no museu. Sugerimos dois percursos de aproximadamente 1h30 de duração para quem visita o Louvre pela primeira vez: o percurso das Grandes Obras ou percurso do Código da Vinci. Além desses roteiros, sugerimos uma visita à ala de Antiguidades Egípcias para ver as múmias e sarcófagos, e à ala de Antiguidades Orientais onde está o famoso código de Hamurabi. O ingresso custa 10.00 euros e pode ser comprado com antecedência no site www.louvre.fr (evitando assim a fila dos ingressos). A entrada é pela pirâmide. Todo primeiro domingo do mês a entrada nos principais museus de Paris é gratuita, em compensação as filas são bem maiores... O Louvre fecha nas terças-feiras e abre até mais tarde (22h) nas quartas e sextas, e o ingresso custa 6.00euros a partir das 18h00 nestes dias, porém, algumas salas fecham às 18h.
Por volta das 11h siga caminhando em direção aos Jardin des Tuileries (em frente ao Louvre).
Foi o primeiro jardim de Paris e é um jardim bem típico, com arbustos, esculturas ao ar livre e pequenos lagos. Cruze o jardim e vá até a Place de La Concorde.
A maior praça de Paris é conhecida pricipalmente pelo obelisco egípcio localizado no centro da praça. O obelisco foi um presente do rei egípcio Muhammad Ali `a França e tem mais de 3000 anos. A avenida dos Champs Elysées começa na praça. Na praça encontram-se ainda a Assemblée Nationale (parlamento francês) e o hotel Crillon, um dos mais luxuosos da cidade, onde muitos chefes de estado se hospedam. Ande em direção à Assemblée Nationale e pegue a rua beirando o Sena à esquerda (Cours La Reine, não atravesse a ponte). Siga até a próxima ponte que á a Ponte Alexandre III, a mais bonita da cidade. Do outro lado do rio você vai avistar o Hôtel des Invalides, com sua cúpula dourada. É lá que se encontra o túmulo de Napoleão.
Não atravesse a ponte, dobre à direita em direção à Champs-Elysées, você vai passar por dois prédios muito bonitos, o Petit Palais e o Grand Palais, sedes de exposições temporárias. Eles foram construidos para a exposição universal de 1900. Ande até chegar na Champs-Elysées no final da rua. Se tiver ânimo e tempo continue andando pela Champs-Elysées até o famosíssimo Arco do Triunfo, que fica na praça Charles de Gaulle- Étoile, no final da avenida. Senão, pegue o metrô na pracinha (estação Champs-Elysées Clemanceau). Pegue a linha 1 em direção a La Defense e desça na estação Georges V. Passeie um pouco pela avenida mais famosa do mundo e visite o Arco do Triunfo. O arco foi encomendado por Napoleão I em homenagem às suas tropas. O arco é aberto a visitas (ingresso 9.00 euros). Para chegar no topo são MUITOS degraus de escada, então esteja preparado se quiser subir. A duração da visita é de em média 45minutos. Atenção: não tente atravessar o giradouro, existe uma passagem subterrânea para o arco. O outro arco que se vê depois do Arco do Triunfo, é o Arco de la Défense. La Defense é um moderno bairro comercial situado na periferia de Paris.
A essa altura, a fome deve estar apertando. Se puder enganar a barriga, espere para almoçar na próxima etapa do passeio: o Quartier Latin. Pegue o metrô na estação Charles de Gaulle-Étoile: Linha 1 direção Chateau de Vincennes, desça na estação Châtelet (a maior de todas!) e pegue a linha 4 direção Porte d'Orleans até a estação Saint Germain-des-Près. Saint Germain-des-Près é um dos locais mais charmosos de Paris. Há muitos cafés e Bistrôs para almoçar. Os famosos Café de Flore e Deux Magots são na região. Leia o tópico Onde comer, pois há várias opções nos arredores de Saint Germain. Passeie um pouco pelas ruas do bairro, depois se dirija para a Rue de Buci, uma das mais charmosas de cidade. Então, siga pela Rue Saint André des Arts até a Place Saint Michel. Com este trajeto dá para ter uma idéia do que é o Quartier Latin. A região recebe esse nome pois os estudantes das diversas universidades da região falavam latim, língua de ensino nas universidades. Saint Germain é a região dos artistas chiques e intelectuais e Saint Michel, a região dos estudantes. Da place St Michel siga pelo Quai St Michel na beira do rio. Aproveite para ver os "Bouquinistes"(vendedores de livros antigos e affiches). Atravesse a ponte Petit Pont para chegar na catedral gótica mais famosa do mundo, que é também o marco zero de Paris, a Notre Dame.
A catedral fecha às18h45. A visita da catedral é gratuita. Se quiser subir os 402 degraus das torres para ver a vista lá de cima, precisa comprar o ingresso que custa 8.00 euros. Aos domingos há um recital com o órgão às 16h30, gratuito. A Notre-Dame fica situada na l'Ile de la Cité, uma pequena ilha no coração de Paris, berço da cidade, que no início se chamava Lutèce. Após a visita da catedral, cruze a ilha pela Rue d'Arcole e pela ponte Pont d'Arcole atravesse para o outro lado do rio Sena até chegar no Hôtel de Ville. O Hôtel de Ville, um dos prédios mais bonitos de Paris, nada mais é do que a prefeitura da cidade desde 1357. No inverno, geralmente montam uma pista de patinação no gelo em frente ao prédio.
Para terminar o dia em grande estilo: a dama de ferro! Pegue o metrô na estação Hôtel de Ville, linha 1, direção La Défense até a estação Franklin D Roosevelt. Troque então pela linha 9 sentido Pont de Sèvres, e desça na estação Trocadero. Prepare-se para ver uma das vistas mais bonitas de Paris. O Trocadero é o melhor lugar para ver a Torre Eiffel.
Se tiver tempo, aproveite para tomar um café ou Champagne no Café de l'Homme (ver Onde Comer). Não se preocupe que a última subida de elevador da torre é às 22h30 (ou 23h de meados de junho a final de agosto) À noite, a torre pisca durante 10 minutos a cada hora. Essa iluminação foi feita para celebrar a virada do milênio, mas o sucesso foi tão grande que ficou permanente. Depois de curtir a vista, desça o Trocadero e atravesse a ponte Pont d'Iena para chegar aos pés da torre. A torre , criada para a Exposição Universal em 1889, festejou seus 120 anos em 2009. Tem 324m de altura e no inverno, os elevadores podem não subir até o topo se o vento estiver forte e durante alguns dias para obras de manutenção (geralmente em janeiro). A torre tem 3 andares, pode-se subir de escada até o segundo andar (a 125m do solo). A não ser que você seja muito atlético e viciado em escadas, recomendo subir de elevador. O ingresso para subir de elevador até o topo custa 13.40 euros. Você pode comprar seu ingresso antecipadamente no site da Torre (http://www.tour-eiffel.fr/) evitando assim a enorme fila de ingressos. Porém ,ao comprar o ingresso online, é necessário escolher uma faixa de horário para a visita, e se chegar atrasado, sua entrada pode ser negada. Veja mais detalhes sobre os ingressos da Torre e sobre os restaurantes da Torre em Curiosidades.
Se o clima permitir, e você ainda tiver ânimo e tempo, pode terminar o dia fazendo um pic-nic no Champs de Mars. Essa é uma das melhores programações em Paris. Quem já fez amou! Leve uma toalhinha na bolsa, compre queijos, vinhos, baguettes, frutas e o que quiser mais e sente-se no jardim, aos pés da torre e se divirta.
Veja no mapa abaixo os principais pontos do roteiro Paris em 1 dia. Se você fizer o percurso com todas as caminhadas sugeridas, terá caminhado aproximadamente 6km no final do dia!
Bon Courage!!!
Roteiros de visita do Louvre
Enquete
Qual seu lugar preferido nos arredores de Paris?
Total de votos: 4717
Enquete
O que não se pode deixar de comer em Paris?
Total de votos: 3663